quinta-feira, 5 de maio de 2011

Dia Nacional do Celíaco – 15 de maio

Ainda não existem estudos suficientes para se determinar a incidência da Doença Celíaca no Brasil. Em alguns países da Europa, onde a doença tem sido bastante estudada, a incidência é, em média, de 1 caso a cada 200 habitantes.

A doença celíaca, não é uma alergia, mas sim uma doença auto-imune caracterizada por lesão da mucosa intestinal, provocada por uma incapacidade de digerir o glúten.

O glúten é uma proteína que está presente no trigo, aveia, centeio, cevada e malte. Ele que confere elasticidade e auxilia no crescimento das massas em geral.

O intestino é repleto de micro vilosidades, responsáveis pela absorção dos nutrientes que ingerimos através dos alimentos. Em portadores da doença, o glúten agride e danifica essas vilosidades, o que pode resultar em deficiência de vitaminas, minerais e redução da absorção de calorias, importantes para garantir o correto funcionamento de nossas células.

Os sintomas mais comuns da doença celíaca são: diarréia crônica, distensão abdominal, vômitos, baixo peso, baixa estatura, falta de apetite, apatia, anemia e desnutrição, que, na ausência de tratamento, podem levar o paciente à morte.

Os sintomas podem variar de um indivíduo para outro. Há, inclusive, casos em que os sintomas não estão presentes, o que dificulta o diagnóstico.

Para o tratamento da doença é fundamental realizar acompanhamento com nutricionista, a fim de seguir uma dieta rigorosa, que exclua o glúten da alimentação. A retirada do glúten da dieta leva a regeneração das microvilosidades intestinais e melhora na absorção de nutrientes, acabando com os sintomas manifestados pela maioria dos portadores de doença celíaca. O único tratamento eficaz é a dieta isenta de glúten, que deve ser seguida por toda a vida

Para ter certeza de que pode consumir o alimento, é fundamental criar o hábito de ler os rótulos dos produtos. Os produtos alimentícios, por lei, devem incluir a informação sobre a presença de glúten.

A falta de informação sobre a doença se estende por todas as camadas da sociedade e toda mobilização em prol da divulgação e esclarecimento sobre a doença celíaca propiciará uma melhor adaptação para os celíacos.

Em todo o país haverá, neste mês, mobilização em apoio e divulgação sobre a doença celíaca. Em Belo Horizonte haverá no dia 21/05 a caminhada promovida pela ACELBRA – MG. 

Informações baseadas no texto do dr. Cristiano Rigatto, Nutricionista Científico da Spport Produtos Nutricionais http://www.nutricaoempauta.com.br/lista_artigo.php?cod=351 e de Thais Souza e Natalia Lautherbach - Nutricionistas da Rede Mundo Verde http://www.mundoverde.com.br/BibliotecaArtigoDetalhe.asp?Id_Artigo=1710


2 comentários:

  1. Olá Regina, o dia internacional do celíaco acho que é dia 15 de maio e não 5.
    Abçs.Glaucia

    ResponderExcluir
  2. Prezada Gláucia Cutini,

    Tomei como referência o link: http://www.nutricaoempauta.com.br/lista_artigo.php?cod=351.
    Agradeço-lhe a observação e ao estender a minha pesquisa no Google, optei por alterar a data.
    O que importa é que temos um dia para a reflexão sobre a doença, não é?
    Abraços.

    ResponderExcluir